
É já neste próximo Domingo o tão aguardado S.Pedro, o padroeiro dos pescadores, e não fosse a Póvoa de Varzim uma cidade com raízes na pesca não haveria tanta razão para comemora lo.
Mas a noitada do S.Pedro já não é como era antes...Lembro me perfeitamente da minha adolescência, em que sem dúvida a noite de S.Pedro era a mais esperada do ano pela maioria dos Poveiros e hoje em dia é praticamente só mais uma festa popular.
Aquele convívio que havia entre todos nesta cidade esta a perder se com o passar dos anos, o S.Pedro esta a tornar se numa festa comercial. Praticamente já não vemos as fogueiras, nem as famosas sardinhadas a porta das casas da maioria das pessoas, onde qualquer um era bem vindo para partilhar uma malga de vinho e um pedaço de broa com sardinha assada...Já lá vai o tempo em que saiamos de casa de barriga vazia e chegávamos ao Largo Caetano de Oliveira com a barriga a estourar de tantas sardinhas, caldo verde e todas aquelas comidas que são ícones das festas populares. As malgas de vinhos foram periodicamente substituídas pelas não menos famosas barraquinhas da Super Bock que se encontram espalhadas pelos pontos mais estratégicos da cidade, não que eu achei a S.B má, mas voltemos ao tradicional, e nada mais tradicional que comer uma sardinha na broa e beber vinho em malga de barro... É a minha adolescência foi rica de tradições. Não sou o tipo de pessoa que vive de passado, muito pelo contrario, mas há certas coisas que mais vale manter a tradição.
Continuo o meu caminho de retorno as antigas noitadas de S.Pedro, onde íamos para a frente do Castelo andar de carrinhos de choques e comer pão com chouriço...Pois, já lá vai o tempo!
E as Rusgas...Bem, estas ainda lá vão se mantendo como podem, mas bairros novos surgiram, o que é um bom sinal, isso quer dizer que a Póvoa continua a crescer e já temos Norte (o meu bairro!), Sul, Matriz, Regufe, Belém e Mariadeira. Mas as Rugas dão um "espectáculo" a parte, quem nunca viu as tricanas do Norte andarem literalmente a chapa com as do Sul, S. Pedro que se preze tem que haver destas coisas entre os bairros mais emblemáticos da cidade. lol
Entretanto, no decorrer dos anos muitas coisas mudaram, já quase não vemos as sardinhadas na rua, as fogueiras são cada vez mais raras, o carroceis, (sinceramente eu nem sei para onde eles foram, mas tenho a ideia de que agora estão na marina), e no lugar das Rusgas e palcos com apresentação das pérolas do pimba, surgem Pick-ups de Dj's por todos os lados, o Largo Caetano Oliveira e a Explanada do Carvalhido são os pontos de concentração mais significativos (e óbvio, onde eu vou estar no Domingo).
Mas continuo a adorar a noite de S. Pedro e tenho a certeza que na Segunda terei muito que contar de mais uma noite da saga com a minha "tropa". Mesmo que chova (o que é totalmente habitual), mesmo que esteja frio (o que também não é muito difícil), mesmo que já não seja tão forte a tradição da sardinhada na noite de Domingo para Segunda lá estarei eu a comemorar mais uma noitada de S.Pedro... o grande Pedro!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário